machu picchu

Curiosidades sobre Machu Picchu

por Rodrigo Compartilhe

Machu Picchu é uma cidadela construída pela civilização Inca no século XV e um dos destinos mais visitados no continente americano. Esse destino sagrado mexe com a cabeça de turistas não só pela história magnífica, mas também pela arquitetura além do seu tempo. As fantásticas curiosidades sobre Machu Picchu tornam o destino ainda mais querido.

Confira 7 curiosidades sobre Machu Picchu e fique ainda mais apaixonado por esse destino incrível!

Machu Picchu foi (re)encontrada por acaso

Começando com as incríveis curiosidades sobre Machu Picchu, a cidadela foi encontrada em 1911 em uma expedição liderada pelo professor de história Hiram Bingham. O professor procurava Vilcabamba, conhecida como “cidade perdida dos Incas”, o destino oculto para onde os Incas escaparam depois que os conquistadores espanhóis chegaram em 1532.

Guiados por um morador da região de Mandorpampa, o professor chegou às ruínas da cidadela de Machu Picchu, pensando que este era o lugar onde os Incas se esconderam após perderem seu território. Em 1950, após a morte de Hiram Bingham, a verdadeira Vilcabamba, a cidade perdida dos Incas, foi descoberta.

Os conquistadores espanhóis nunca encontraram Machu Picchu

Em 1532, o espanhol Francisco Pizarro e suas tropas invadiram o Peru, destruindo civilizações, templos e edifícios Incas em busca de riquezas. Porém, a cidadela em Machu Picchu permaneceu oculta e protegida por mais de 200 anos.

Alguns pesquisadores defendem que os espanhóis sabiam a localização de Machu Picchu mas, por conta da localização e a ausência de riquezas na cidadela não tiveram interesse em saqueá-la.

Os Incas foram um dos melhores engenheiros da história

curiosidades sobre machu picchu

Uma das curiosidades sobre Machu Picchu mais interessantes, é que os Incas tinham um talento magnífico para construções. Apesar de Machu Picchu está localizado em uma região sismicamente estável, as construções incas nunca foram afetadas pelos terremotos.

É importante dizer que a cidadela foi completamente construída sem o uso de animais de cargas, objetos de rodas ou ferramentas de ferro. Para criar um espaço plano para a construção, os Incas moviam as pedras e a terra entre as montanhas. Muito engenhosos, né!?

Outra informação importantes entre as curiosidades sobre Machu Picchu e suas construções é a maneira como os blocos de concreto eram empilhados uns sobre os outros. As pedras eram cortadas com ferramentas primitivas e eram colocadas perfeitamente uma sobre as outras, mantendo-se juntas sem o uso de nenhum tipo de argamassa. Os encaixes dos blocos são tão perfeitos que é impossível penetrar uma agulha sequer entre eles.

O império Inca é o maior da América do Sul

curiosidades sobre machu picchu

Os Incas governaram um território imenso no Continente Americano durante o século 13, sendo o maior império americano da época, se estendendo à áreas conhecidas hoje como Colômbia, Bolívia Chile, Equador e Argentina.

Eles eram governados pelo imperador Sapa Inca, que representava o Deus do Sol. Dados históricos revelam que a civilização Inca possuía uma população estimada entre 3 e 12 milhões de pessoas, tendo como sua capital a cidade de Cusco.

Na linguagem local, o império era chamado de Tahuantinsuyu, que significa os quatro cantos, representando a posse de terras em norte, sul, leste e oeste.

Hiram Bingham, o descobridor de Machu Picchu, não é bem visto entre os peruanos

Ao contrário do que dizem os livros de história, o professor Hiram Bingham não é considerado um herói entre os peruanos. Muito pelo contrário, Bingham tomou posse de muitos objetos sagrados encontrados na cidadela de Machu Picchu, contrabandeando todas as relíquias arqueológicas para os Estados Unidos.

Apenas em 2010 que parte dos itens roubados em meados de 1911 por Hiram Bingham foram devolvidos para o Peru.

Ainda não se sabe o objetivo das construções em Machu Picchu

Uma das curiosidades sobre Machu Picchu mais procuradas é sobre os objetivos de sua construção. O que poucos sabem é que Machu Picchu é considerada tanto como uma cidadela quanto como um santuário. Alguns estudos apontam que o objetivo da construção era servir de retiro real para o líder Sapa Inca Pachacuti, como forma de retornar às origens Incas.

Outra hipótese popular levantada por historiadores de que a localização de Machu Picchu era sagrada e a construção era na verdade um convento para as Virgens do Sol, que supostamente serviam nos templos e eram sacrificadas aos deuses.

Conheça Machu Picchu, mas não esqueça do seguro viagem (Com DESCONTO!)

Mesmo com o melhor planejamento, não há como evitar alguns imprevistos durante uma viagem. E acredite, uma simples crise alérgica pode transformar sua viagem em um verdadeiro pesadelo.

A única garantia de que tudo sairá como esperado e todos os imprevistos poderão ser contornados da melhor maneira possível é contratando um seguro viagem. Clique aqui e saiba absolutamente tudo sobre o seguro viagem e não passe perrengue no seu próximo destino!

E tem mais! Usando nosso cupom de desconto DICAS10 você consegue 10% de desconto contratando o seu seguro viagem no Seguros Promo!