Conheça os parques da Disney no mundo

por Laryssa Xavier Compartilhe

Fazer uma viagem para o mundo criado por Walt Disney é o sonho de muita gente. É comum associarmos a Disney com os parques temáticos de Orlando. Mas a verdade é que, apesar de o maior complexo estar na Flórida, os parques da Disney ficam no mundo todo!

Confira quais são os parques da Disney espalhados pelo mundo e escolha por qual deles você deseja começar a conhecer o mundo mágico de Walt Disney 😉

Quantos parques da Disney existem?

São ao todo seis complexos da Disney em diferentes cidades do mundo. Se você está planejando sua viagem para conhecer o mundo de Walt Disney, saiba tudo sobre os parques que estão na Califórnia, Flórida, Tóquio, Paris, Hong Kong e Xangai!

Disney California

Apesar de não ser o mais conhecido, foi no complexo de parques da Disney na Califórnia onde tudo começou. O complexo da Califórnia é o único que tem um parque projetado e construído pelo próprio Walt Disney! Foi inaugurado em 1995 e hoje conta com dois parques temáticos, que podem ser visitados em um ou dois dias.

Disneyland

parques da disney

O Disneyland foi o primeiro parque da Disney construído no mundo! O parque tem uma pegada mais infantil e as atrações mais radicais são o Haunted Mansion, a Space Mountain e o Splash Mountain, atrações que também podem ser encontradas na Flórida.

Isso se explica pelo fato de ele ter sido inaugurado há mais de 60 anos, por isso não há tantas atrações radicais ou com muitos efeitos especiais. Ainda assim, ele é o segundo na lista dos parques da Disney mais visitado e tem um ponto mais que positivo: foi o único dos parques frequentados por Walt Disney!

Disney California Adventure

parques da Disney

O Disney California Adventure é o parque mais exclusivo de todos os complexos da Disney, apesar de ter alguns atrações comuns de outros parques. É um parque radical, muito mais moderno que seu vizinho Disneyland, já que é um parque mais novo, inaugurado em 2001.

O parque é temático da Califórnia, o que o diferencia de todos os outros parques da Disney no mundo. As “lands” do parque foram inspiradas em diferentes regiões do estado, com inspirações de Santa Mônica, Los Angeles, São Francisco e tem até uma representação da Golden Gate logo na entrada do parque.

Outro ponto exclusivo do parque é a roda gigante Mickey’s Fun Wheel, que é o símbolo do parque assim como são os castelos das princesas em outros parques.

Passagens aéreas para a Disney Califórnia
Passagens aéreas saindo de

Disney Orlando

O complexo de Orlando não é o primeiro, mas foram os parques da Disney na Flórida que consagrou a Disney no mundo. Inaugurado em 1971, é lá que tem o maior número de atrações! São ao todo quatro parques com temática diferente em Lake Buena Vista. Sim, diferente do que todo mundo pensa, a Disney não está em Orlando, mas em uma região bem próxima.

Magic Kingdom

parques da Disney

Está aí o parque da Disney mais visitado do mundo. São ao todo mais de 42 atrações e mais 40 opções de entretenimento, além dos encontros com os personagens que faz a alegria dos visitantes. Mas o ponto alto do parque é o show de fogos no Castelo da Cinderela, a atração mais aguardada por quem visita o parque.

O parque foi o primeiro a ser construído no complexo de Orlando e foi projetado pelo próprio Walt Disney, que morreu antes da inauguração. O Magic Kingdom é hoje o ícone dos parques da Disney, com muitas atrações voltadas para o público infantil e famílias, com poucas atrações mais radicais.

Epcot

parques da Disney

O Epcot é o parque que todos conhecem por causa da geosfera, aquela bola enorme que fica dentro do parque e serve como plano de fundo para as fotos dos visitantes. Ele foi o segundo parque inaugurado no complexo de Orlando e foi criado por um desejo do Walt Disney de construir uma cidade inovadora.

Claro que não foi possível construir uma cidade, mas após sua morte, o plano foi levando adiante como um parque temático que é dividido em duas partes, a Future World com atrações futuristas e muita tecnologia e a World Showcase, com representação de 11 países do mundo.

O Epcot é um parque com menos atrações que os outros, mas são atrações interessantes para quem curte saber mais sobre o mundo e o uso da tecnologia.

Disney Hollywood Studios

parques da Disney

O menor parque da Disney em dimensão, mas grande por ter tantas atrações! Como o nome já sugere, o Disney Hollywood Studios é o parque mais cinematográfico da Disney Orlando.

É nele que está a maioria das atrações radicais da Disney – e é tudo inspirado em desenhos e filmes! E claro, tem muitos shows, teatros e apresentações ligadas aos grandes personagens de Hollywood.

O símbolo de parque por muitos anos foi o chapéu azul do Mickey. Hoje, a marca do parque é a Tower of Terror, que também é uma das atrações mais radicais de lá, com disputa acirrada por um lugar na enorme fila.

Apesar de ter também atrações para crianças, o parque é melhor aproveitado por quem curte adrenalina. Então, se você é fã de brinquedos radicais, o Hollywood Studios é o parque da Disney ideal para você.

Disney Animal Kingdom

parques da Disney

Já pensou em visitar um zoológico no mundo mágico da Disney? Pois bem, no Animal Kingdom você conhece o lado mais selvagem da Disney, inspirado no mundo animal.

O parque é dividido em cinco partes e é lá que estão as últimas novidades da Disney, como a área Pandora, parte destinada ao filme Avatar que tem atraído cada vez mais visitantes. No parque também é possível fazer um safári para ver os animais e é onde está a Árvore da Vida – o símbolo do Animal Kingdom.

A dica para quem quer conhecer o parque é se planejar com antecedência, já que o parque é grande e os visitantes precisam andar bastante se quiserem conhecer todas as áreas do parque. Vale separar um tempo para os shows que acontecem por lá também, o Finding Nemo é um dos mais famosos.

Parques aquáticos na Disney Orlando

Para quem curte atrações para se molhar, nada como reservar alguns dias para curtir os parques aquáticos da Disney em Orlando. Para relaxar da correria dos parques temáticos, o Disney Typhoon Lagoon e o Disney Blizzard Beach são programas imperdíveis.

Ao chegar no Typhoon Lagoon não precisa se espantar, o aspecto abandonado, com coisas enferrujadas, sujas e estragadas foi feita pela Disney propositalmente! Tudo para manter a temática do parque que, segundo a lenda criada pela Disney, foi varrido por um tufão e por isso há vários barcos naufragados por lá.

Já no Blizzard Beach o tema é esqui! A falsa lenda criada pela Disney diz que a Flórida sofreu com uma grande nevasca e por isso havia sido instalado um resort de esqui por ali. A neve artificial até engana vista de longe, mas o que diverte mesmo as pessoas é chegar em um lugar com cara de frio e dar de cara com um monte de gente de roupa de banho 😉

Passagens aéreas para a Disney Orlando
Passagens aéreas saindo de

Disney Tóquio

É em Tóquio que foi parar o primeiro complexo da Disney fora dos Estados Unidos. Inaugurado em 1983, o complexo conta com dois parques temáticos sendo um deles um parque quase exclusivo!

Tokyo Disneyland

parques da Disney

Há quem diga que a Tokyo Disneyland é uma réplica do Magic Kingdom, com o castelo igual, estátua idêntica e muitas atrações parecidas. O parque é dividido em sete áreas, e apesar de algumas manterem a semelhança com a filial de Orlando, outras são um pouco diferentes e vale a visita.

Mas a surpresa mesmo fica para o parque vizinho. Então, se você tem pouco tempo para visitar a Disney Tokyo ou já foi em Orlando, vale priorizar o Disney Sea, já que você não vai encontrar uma filial igual a ele em nenhum outro lugar.

Tokyo Disney Sea

parques da Disney

O único parque da Disney voltado para a vida marinha fica em Tóquio e vale a pena conhecer. Ele é dividido em sete áreas, todas com inspiração nos mares e oceanos – dá até para andar de gôndolas em uma delas, que é inspirada na Itália!

As atrações que são faladas, com teatros e apresentações são sempre em japonês, então, se você não sabe nada da língua, uma opção é dar prioridade para as atrações exclusivas do Disney Sea.

Já o grande destaque do parque vai para a Mermaid Lagoon, área temática do reino de Tritão, o pai da princesa Ariel. Lá, além de encontrar atrações exclusivas inspiradas na história, você pode encontrar a princesa para fotos autógrafos. E claro, assistir o show Under the Sea, estrelado por ela.

Passagens aéreas para a Disney Tóquio
Passagens aéreas saindo de

Disney Paris

A Disney de Paris já foi muito conhecida como EuroDisney, mas hoje é chamada Disneyland Resort Paris – o que faz muita gente pensar que ela está de fato em Paris! Na verdade, o complexo está em Marne-la-Vallée, a 20 km do centro de Paris, mas tem um acesso fácil por meio de um trem. São dois parques, um em frente ao outro, e podem ser visitados no mesmo dia (mas se você estiver com um tempo extra, vale separar um dia para cada um).

Disneyland Paris

parques da Disney

O Disneyland é o principal parque do complexo de Paris, lá que acontecem as paradas e os melhores shows, incluindo o famoso show de luzes. Mesmo com algumas diferenças, o parque lembra muito o Magic Kingdom e tem, entre as cerca de 40 atrações, as que são as mais conhecidas.

Walt Disney Studios

parques da Disney

Já o segundo parque do complexo Paris, o Walt Disney Studios mantém a inspiração cinematográfica do Hollywood Studios de Orlando, apesar de ser um parque diferente. As grandes atrações que fazem sucesso nos complexos da Disney em todo o mundo também estão aqui e na Disney Paris você pode se divertir na montanha russa Rock’n’ Roller Coaster e a Tower of Terror.

Passagens aéreas para a Disney Paris
Passagens aéreas saindo de

Disney Hong Kong

parques da Disney

Na Disney Hong Kong a magia já começa no caminho para o parque – isso porque o trem que te leva até o complexo é decorado com todos os personagens da companhia. Os brinquedos são em grande parte voltados para as crianças e não são muito radicais, mas os shows e espetáculos divertem adultos e crianças.

Todos os dias na parte da tarde os personagens saem em um desfile pela rua principal do complexo, mas é à noite que acontece a tradicional queima de fogos, evento de todos os parques da Disney. O diferencial mesmo, é ver como os clássicos personagens são representados para os chineses!

Passagens aéreas para a Disney Hong Kong
Passagens aéreas saindo de

Disney Xangai

parques da Disney

O parque Disney Xangai é o mais novo complexo da companhia e também está na China. Com expectativa para ser um dos maiores complexos do mundo, algumas áreas ainda estão em construção, mas já dá pra ver que eles não estão para brincadeira: o castelo do parque é o maior de todas da Disney!

Ainda não há muitos brinquedos radicais no parque e as atrações são faladas em mandarim, mas o parque tem vantagens para quem gosta de aproveitar as lojas e restaurantes dos complexos ou prefere assistir os shows.

Passagens aéreas para a Disney Xangai
Passagens aéreas saindo de

E, aí? Pronto para conhecer a Disney?

Se você já conhece o mundo mágico do Mickey e sua turma conta aí pra gente nos comentários como é. Agora, se você nunca foi, compartilha com a gente qual te deixou com mais vontade de conhecer. Vamos adorar saber!

Veja também:

  • Principais atrações dõs parques da Disney
  • O que fazer em uma viagem para Orlando