Dicas para Viagens

7 lugares no mundo para amantes da leitura

por Laryssa Xavier Compartilhe

Quando estamos planejando uma viagem, principalmente o roteiro do que visitar, poucas vezes incluímos as bibliotecas e livrarias. Fora os amantes da leitura, raramente as pessoas procuram conhecer os grandes locais com acervos incríveis do mundo da literatura.

Mas a verdade é que com esses lugares, até quem não é amante da leitura, vai ficar cheio de vontade de conhecer!

Conheça livrarias perfeitas para amantes da leitura!

São livrarias como a El Steneo Grand Splendid, em Buenos Aires, que foi construída em um teatro antigo e a charmosa Shakespeare and Company, na França, que tem até cama para deixar tudo ainda mais confortável para os visitantes. Dá para acreditar?

São tantas coisas diferentes nesses locais que não nos restam dúvidas de que são os melhores lugares no mundo para os amantes da leitura!

Se você ainda não está convencido de que precisa incluir as livrarias em seus roteiros, confira a lista das melhores livrarias do mundo que separamos para e entenda do que estamos falando:

1. The Last Bookstore, Los Angeles

The Last Bookstore, Los Angeles para amantes de leitura

É em Los Angeles que começamos o nosso tour nas livrarias mais incríveis do mundo! Construída em um banco abandonado, a The Last Bookstore é especializada em vender livros antigos por preços baixos, serviço semelhante ao oferecido nos sebos aqui no Brasil.

Uma curiosidade é o nome do lugar. A escolha é uma crítica a era da leitura digital: A Última Livraria. Mesmo com cada vez menos livrarias físicas, a The Last Bookstore ainda consegue manter o comércio independente de compra e venda de livros.

2. El Alteno Grand Splendid, Buenos Aires

El Alteno Grand Splendid, Buenos Aires

Uma das mais belas livrarias da América, El Ateneo ocupa um antigo teatro dos anos 20. Com mais de um milhão de visitas no ano, não é só o grande acervo de livros que chama a atenção dos visitantes: a esplêndida arquitetura do local também é um fator que atrai turistas.

O antigo palco e bastidores, por exemplo, hoje são salas de leituras para quem quer um pouco de privacidade na hora de estudar ou ler. Legal, né?

3. Livraria Lello & irmão, Porto

Livraria Lello & irmão, Porto

Quem pesquisa sobre a Livraria Lello & Irmãos, facilmente encontra associação com Harry Potter, a franquia de filmes de grande sucesso da J. K. Rowling. Mas muita gente nem sabe o porquê isso acontece!

A livraria, que também é conhecida como Livraria Chardron ou apenas Livraria Lello, é considerada uma das melhores livrarias do mundo. E conta, inclusive, com traduções de obras para o inglês de autores como José Saramago e Fernando Pessoa.

Mas a grande marca da livraria, a escadaria em madeira de piso vermelho, é o que lembra tanto os fãs do bruxo. E não é sem motivos, afinal, a Livraria Lello foi a grande inspiração da J. k . Rowling para escrever o livro. Isso porque a autora viveu em Porto e frequentava o local. Demais, não é?!

O único lado ruim é que fotos são proibidas no local! Mas não faz mal, você pode matar sua curiosidade dando uma espiadinha no local com essa foto 360° interativa.

4. Shakespeare and Company, França

Shakespeare and Company, França

Se você procura por uma livraria com todo o charme de Paris, a Shakespeare & Company é o passeio perfeito! Com uma gama incrível de livros novos e usados, a livraria ainda troca serviços por hospedagem. Dá para acreditar que muitos artistas e autores já dormiram nas camas que estão no seu interior?

A livraria, que fica situada em frente à Catedral de Notre Dame, é muito conhecida pelos parisienses e muito visitada pelos amantes da leitura. Ela ainda conta com a presença de muitos escritores, que frequentam o local até hoje e realizam eventos durante todo o ano!

5. Cafetaria El Pendulo, México

Cafetaria El Pendulo, México para amantes de leitura

Um dos centros culturais mais importantes da América, a Cafeteria El Pendulo começou como uma combinação de loja que vendia cafés e livros. Hoje, são ao todo seis lojas na cidade do México, cada uma com alguma especificação: arquitetura diferenciada, bar tipo café, salas de estar, música ao vivo, tudo planejado para conseguir uma atmosfera exclusiva. Tem até plantas crescendo entre as prateleiras dos livros! A livraria ainda oferece concertos e cursos.

6. Biblioteca Pública de Nova York, EUA

Biblioteca Pública de Nova York, EUA

Quase nem dá para acreditar que uma biblioteca possa ser um ponto turístico, né? Pois é o que acontece com a Biblioteca Pública de Nova York! A segunda maior dos Estados Unidos e uma das maiores do mundo, a NPL, como é conhecida, tem mais de 50 milhões de livros traduzidos em mais de 300 línguas e dialetos, e há, inclusive, livros traduzidos no braile, para os deficientes visuais.

Mas não é só por isso que a biblioteca é conhecida! Sua arquitetura é um dos pontos que mais chama atenção dos turistas, principalmente por causa das duas estátuas de leões que estão na escadaria principal. Do lado de dentro, além de se encantar com o edifício, a livraria ainda oferece serviço de internet grátis! Perfeito, né?!

O único ruim é que não pode levar nenhum livro para casa e todo mundo passa por uma vistoria ao sair do local, mas você pode ler qualquer obra enquanto estiver lá dentro. Fotos também são permitidas, no entanto, sem flash.

E nem só por sua beleza é conhecida a biblioteca! Juntamente com o Google, um dos seus projetos é digitalizar todos os livros e disponibilizá-los online, assim você pode acessá-los de qualquer lugar. Fora isso, cursos de línguas, especialização e alfabetização digital são oferecidos no local!

7. Livraria da Vila, São Paulo

Livraria da Vila, São Paulo

E não dava para acabar essa lista sem falar um lugar brasileiro, não é? Até porque, para quem gosta de ler, a própria história já é uma viagem! E nada melhor do que ler uma nova história na Livraria da Vila em Sampa, um dos melhores lugares do mundo para os amantes da leitura.

Com um grande acervo de livros, dvds e cds, a Livraria da Vila tem até cafeteria! Além disso, a livraria participa de projetos sociais incríveis: são feitas doações de cestas básicas com livros para famílias carentes. E os programas não param por aí, nos finais de semana o local pode ser o passeio perfeito para famílias com filhos pequenos para aproveitar a programação voltada para o público infantil!

E aí, já vimos que não falta opção de lugar para visitar no momento de fazer aquela leitura gostosa, não é? E mesmo quem não é muito fã de ler, vale a pena conhecer esses lugares incríveis!

Sabe de mais livrarias e bibliotecas legais ao redor do mundo? Deixa aí nos comentários! E claro, se quiser saber mais sobre o mundo do turismo, não se esqueça de seguir nossas redes sociais. 😉

Siga no facebook