Dicas para Viagens

20 lugares para conhecer em Berlim

por Priscyla Fideles Compartilhe

Considerada um dos principais centros de arte e cultura da Europa, a capital da Alemanha tem uma diversidade enorme de museus, palácios, galerias de arte, edifícios históricos, monumentos e praças. Não por acaso, Berlim possui 175 museus e convenhamos, a cidade tem muita história para contar.

Além disso é praticamente impossível caminhar pelas ruas sem prestar atenção as cicatrizes das guerras travadas ali. Mas é claro que a cidade tem muito mais a oferecer além dos museus e da história. Berlim também tem uma vida noturna agitada, transporte de qualidade e preços bastante atrativos.

Passagens aéreas promocionais para Berlin*

GRU

São Paulo
01-01-2018

TXL

Berlim
01-02-2018
a partir de

R$5.933

+ Taxas
British Airways
* Os preços divulgados estão sujeitos à indisponibilidade e/ou alteração a qualquer momento. Taxas à incluir.

Berlim é um destino convidativo a todos! São tantas opções para visitar que você provavelmente nem saberia por onde começar. Para te ajudar, selecionamos uma lista de 20 lugares para visitar em Berlim. Dá só uma olhada:

Portão de Brandenburgo

Portão de Brandenburgo

O Portão de Brandenburgo, erguido entre 1788 e 1791 é provavelmente o cartão postal mais famoso de Berlim. Localizado no centro da Pariser Platz, o monumento, que já foi símbolo da divisão de Berlim e da Alemanha, hoje é símbolo da unificação alemã e frequentemente é palco de comemorações importantes como o Réveillon.

Deutscher Bundestag – Parlamento Alemão

Deutscher Bundestag - Parlamento Alemão

A beleza e a dimensão do prédio são surpreendentes, o que acaba atraindo boa parte dos turistas. Além disso, o prédio do Parlamento Alemão – também conhecido como Reichstag – está associado a momentos importantes da história da Alemanha. Em 1933 o prédio sofreu com incêndio que até hoje tem suas causas desconhecidas, por isso, precisou ser restaurado entre os anos de 1961 e 1971.

Memorial do muro de Berlim

Memorial do muro de Berlim
O Memorial do Muro de Berlim, foi criado com a intenção de lembrar da divisão de Berlim e dos horrores que ela causou. No Memorial você poderá conhecer melhor a história do Muro, os detalhes de sua construção e desenvolvimento, além de descobrir alguns fatos trágicos associados a ele. Visitar esse lugar será como ter acesso a uma aula de história gratuita e ao ar livre.

Potsdamer Platz

Potsdamer Platz

Potsdamer Platz é uma praça que você não pode deixar de visitar em Berlim. Composta por prédios muito modernos, o lugar oferece diversas opções de lazer. São restaurantes, lojas, cassinos e até um cinema 3D para você se divertir com ou sem crianças.  A Potsdamer Platz também é bem localizada, está próxima a um dos fragmentos do muro de Berlim. Vale a pena conferir!

Memorial do Holocausto

Memorial do Holocausto

O monumento foi inaugurado em 2005, mas a ideia de criar um memorial para homenagear as mais de 6 milhões de vítimas do Holocausto já existia desde 1988. No memorial foram construídos 2.711 blocos de cimento, distribuídos em fileiras e com diferentes alturas. Segundo o arquiteto, a intenção era “representar um sistema supostamente ordenado que perdeu o contato com a razão humana”.

Topografia do Terror

Topografia do Terror

Localizado no antigo terreno das polícias nazistas, está o memorial e centro de exposições Topografia do Terror, que conta de forma impressionante e completa, todos os horrores praticados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Além disso, o memorial busca responder perguntas como: “Por que isso aconteceu?” ou “Por que as pessoas permitiram que isso acontecesse?”. Algumas exposições são temporárias, por isso consulte a programação.

Zoológico de Berlim

Zoológico de Berlim
Um dos zoológicos mais famosos do mundo e o mais antigo da Alemanha. Nele você terá a oportunidade de observar cerca de 17 mil animais e conhecer mais de mil espécies diferentes. Aproveite sua visita ao zoológico para conhecer o Aquário da cidade, que reúne em sua coleção, animais como tubarões, crocodilos, águas-vivas, cobras, tartarugas, e muitos outros.

Museumsinsel – Ilha dos Museus

A Ilha dos Museus foi declarada como Patrimônio da Humanidade em 1999, é o maior projeto de investimento cultural da Europa. A ilha abriga cinco museus, que serão apresentados de maneira mais completa abaixo.

Museu Pergamon

Museu Pergamon

O mais visitado de Berlim, perfeito para quem gosta de arte antiga, arqueologia e arquitetura, já que o museu apresenta uma enorme coleção das mesmas.

Museu Bode

Museu Bode

O nome pode parecer estranho mas é apenas uma homenagem ao seu primeiro curador Wilhelm Von Bode. O museu apresenta uma vasta coleção de esculturas, moedas e arte bizantina.

Novo Museu

Novo Museu

Apesar do nome, o museu foi na verdade o segundo da ilha a ser construído. Muito danificado durante a Segunda Guerra, passou 70 anos abandonado. Só em 2009, depois de ser completamente reformado, o museu foi reinaugurado e abriga uma enorme coleção egípcia.

Antiga Galeria Nacional

Antiga Galeria Nacional

A galeria abriga obras famosas do classicismo, romantismo, impressionismo e do princípio do período moderno, de artistas como  Claude Monet, Auguste Renoir, e Edgar Degas.

Antigo Museu

Antigo Museu

O museu tem muita história para contar. Planejado para receber grandes coleções, hoje, é especializado em antiguidades, principalmente romanas, gregas e etruscas.

Berliner Fernsehturm (Torre de TV)

Berliner Fernsehturm (Torre de TV)
Com 365 metro de altura, a torre é o ponto mais alto da Alemanha. É um dos lugares preferidos dos turistas para ver Berlim de cima, já que do alto da torre é possível ver até 40 km da cidade. A torre funciona todos os dias de 09h até a meia noite, dando aos visitantes a possibilidade de admirar a cidade no período da manhã e também de noite.

Gendarmenmarkt

Gendarmenmarkt

Considerada pelos moradores como a praça mais bonita da cidade, Gendarmenmarkt é composta por 3 grandes e encantadores edifícios. Juntos, os três prédios tornam a vista da praça bastante harmoniosa. Na Catedral é possível subir ao topo para ter uma vista completa do lugar. Além disso, a praça está cercada dos melhores bares, restaurantes e hotéis.

Catedral de Berlim

Catedral de Berlim
Localizada no centro de Berlim, a Catedral abriga riquezas de valor inestimável, tais como os túmulos de ouro do rei Friedrich I e Sophie Charlotte. Sua cúpula pode ser vista de vários pontos da cidade e atrai turistas que podem desfrutar de uma das mais belas vistas do alto da Catedral.

Treptower Park

Treptower Park

O parque fica localizado na beira do Rio Spree. Além de uma atração turística inegavelmente encantadora, o lugar tem uma característica muito política, já que em seu famoso jardim está localizado o Memorial Soviético, onde estão enterrados cerca de 5 mil dos soldados do Exército Vermelho, que lutaram em 1945 para libertar Berlim. Em dias com clima favorável, o parque também é um bom lugar para ver o pôr-do-sol.

Schlosspark Charlottenburg – Parque do Palácio Charlottenburg

Schlosspark Charlottenburg - Parque do Palácio Charlottenburg

O Parque do Palácio de Charlottenburg é uma das áreas verdes mais bem cuidadas de toda a Alemanha. Logo atrás do palácio, está localizado um charmoso jardim e em seguida, vem o parque. O lugar em si é incrível e com certeza merece sua visita. Sem contar que o Palácio Charlottenburg é o maior de Berlim.

Jardim Botânico de Berlim

Jardim Botânico de Berlim

Considerado um dos Jardins Botânicos mais importantes do mundo, o jardim de Berlim possui uma área de 43 hectares, é um dos maiores da Europa e conta com uma coleção de mais de 22.000 espécies diferentes. Além da sua imensa coleção de plantas, o jardim também possui uma biblioteca especializada e um Museu Botânico.

Kurfürstendamm

Jardim Botânico de Berlim

Uma das avenidas mais conhecidas de Berlim. Kurfürstendamm já foi o centro comercial e cultural quando a cidade ainda estava dividida. Hoje, a avenida preserva parte de suas origens, já que está repleta de cafés, hotéis, restaurantes e lojas, permanece como centro comercial.

Um lugar que você não pode deixar de visitar na avenida é a Igreja Gedächtniskirche que foi extremamente danificada durante os bombardeios na Segunda Guerra e não foi reconstruída justamente para lembrar dos estragos que ela causou. Dentro da Igreja o visitante tem acesso a um memorial, que conta toda a história de Gedächtniskirche.

Não se esqueça do Seguro Viagem

É sempre importante lembrar da obrigatoriedade da adesão de um Seguro Viagem para Berlim. Aqui você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre o seguro obrigatório e o Tratado de Schengen, além de ter o melhor preço e melhor atendimento garantidos.

Mudou seu conceito sobre Berlim? O lugar é realmente incrível e você pode conhecer muito mais por lá! Aproveitando o tema de curiosidades, que tal conhecer algumas sobre a Nova Zelândia? 😉