Principais festas no Brasil: saiba quando e onde acontecem

por Priscyla Fideles Compartilhe

Quando o assunto são as festas no Brasil, a gente pode sambar na cara de muitos destinos do exterior. Isso porque o nosso país é um dos que possui mais representações culturais e faz isso muito bem feito, diga-se de passagem.

E não vá pensando que essas festas só fazem sucesso por aqui, viu? Tem muito gringo tirando o chapéu pra gente e se apaixonando pela cultura brasileira. Seja em festivais, eventos, tradições regionais e até procissões, a principal atração aqui é a alegria do brasileiro na hora de festejar.

Carnaval

festas no Brasil

Difícil fazer uma lista de festas no Brasil sem começar com a principal. O carnaval é a maior festa popular brasileira e atrai gente de todos os cantos do mundo. No sudeste, as principais atrações são os desfiles dos carros alegóricos em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Atualmente o carnaval de rua também tem ganhado força nesses mesmo estados, além de Minas Gerais, que tem cidades famosas pelo carnaval universitário, como Ouro Preto e Diamantina. A capital Belo Horizonte também não deixa a desejar quando o assunto é folia.

No nordeste o carnaval também é concorrido. Os trios elétricos são a maior atração. Artistas famosos comandam carros durante os dias de festa, arrastando foliões pelas ruas de cidades como Salvador, Recife, Fortaleza, Pernambuco e muitas outras.

Leia também:

Festa Junina

festas no brasil

Quem nunca assistiu ou dançou quadrilha na escola, que atire a primeira pedra! Uma das principais festas no Brasil, o São João é comemorado em todos os estados brasileiros durante o mês de Junho e as vezes é esticado para o mês de Julho também, ocasionando na festa julina.

Recheado de muita pipoca, milho verde, pamonha, cachorro quente, canjica, caldos e tudo que a gente tem direito, em alguns lugares a festa costuma durar o mês inteiro.

Quer saber quais são as melhores festas juninas do Brasil? Confira aqui.

Bumba meu boi

festas no brasil

O Bumba meu Boi é uma dança folclórica que têm encantado turistas brasileiros e estrangeiros ao longo dos anos. A dança conta a história da morte e da ressurreição do boi Bumbá e tem focos de grupos espalhados por todo o país. O dia nacional do Bumba meu boi é dia 30 de junho.

A data coincide com uma das mais animadas festas no Brasil, que é a festa de São João – que já citamos anteriormente. Então dá pra experimentar essa época do ano conhecendo uma tradição diferente, né?

A maior concentração para a festa do Bumba meu boi, acontece no Maranhão. Só na capital São Luís, são cerca de 200 grupos. Cada um com suas particularidades e seus ritmos, mas todas encenadas com muita alegria pelos participantes.

Festa do Divino

festas no Brasil

A Festa do Divino é uma celebração de cunho religioso, que tem como objetivo fazer um culto ao Espírito Santo. A festa acontece em vários cantos do Brasil, como por exemplo em Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, Maranhão, Bahia, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

A tradição é mais forte no município de Pirenópolis em Goiás, onde a comemoração conta com a representação de uma cavalhada. Como todas as festas no Brasil, esta também conta com seus pontos altos, tais como a libertação da pomba branca – que representa o Espírito Santo – e a coroação do imperador.

Folia de Reis

festas no Brasil

A Folia de Reis é uma das festas no Brasil que é mais popular no interior de grandes estados, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Goiás e Espírito Santo, do que nas grandes capitais.

A festa é uma manifestação cultural religiosa, que acontece entre 24 de dezembro e 6 de janeiro, que é considerado o dia oficial da folia de reis. A festa consiste em uma homenagem aos três reis magos, que teriam presenteado Jesus no dia de seu nascimento.

Durante a folia as pessoas se reúnem em grupos de músicos, cantores e dançarinos e passam de casa em casa, cantando seus versos, dançando e lendo algumas passagens da bíblia. O anfitrião deve oferecer comida aos seus visitantes que agradecem e seguem para a próxima casa.

E aí? Curtiu as opções de festas no Brasil?

Aqui nós citamos apenas as festas no Brasil que são mais populares, viu? Ainda tem muita festa regional como a Festa do Bonfim em Salvador e as festas que chegaram graças a influência europeia no sul, como o Oktober Fest, por exemplo.

E falando em influência europeia, que tal conhecer as principais festas populares ao redor do mundo? A gente conta tudo pra você aqui!