Guia de Viagem: o que fazer em Aracaju

por Laryssa Xavier Compartilhe

O ar de uma cidade do interior com a diversidade de uma metrópole: seja bem vindo à capital sergipana! Se estiver em dúvida do que fazer em sua viagem para Aracaju, prepare-se para encontrar muitos contrastes – centro histórico e edifícios modernos, feiras regionais e grandes shoppings, comidas típicas e restaurantes com cardápio sofisticado.

São tantas atrações que fica até difícil escolher o que fazer – e foi pensando nisso que nós, do Dicas Para Viagens, preparamos um guia de viagem para te ajudar a montar o roteiro para sua viagem para Aracaju!

Quando ir

Dá para conhecer Aracaju em qualquer época do ano, afinal, no inverno ou no verão faz calor e você pode aproveitar as praias sergipanas, que são referências no quesito infraestrutura, o ano inteiro.

Para quem quer curtir as praias, a época perfeita para fazer sua viagem para Aracaju é entre setembro e março, uma vez que o período chuvoso na cidade vai de maio a junho. Agora, se o plano é aproveitar as festas temáticas na capital, na segunda quinzena de julho acontece o Forró Caju e em janeiro, o Pré-Caju, uma preparação para o carnaval.

  • Alta temporada

Na alta temporada tem muita coisa para fazer em Aracaju. Vá esperando encontrar muitos turistas lotando as praias. Como no período de dezembro a março é verão na região, muita gente vai ao Nordeste passar as férias e os preços dos hotéis e passagens aéreas costumam aumentar bastante.

Mas se você também quer curtir as férias de verão em uma viagem para Aracaju, a dica é procurar passagens aéreas e hospedagem com antecedência, já que fica mais difícil encontrar com a proximidade ao período. E vale levar um dinheiro extra, porque é provável que os barraqueiros de praia e restaurantes também elevem os preços.

  • Baixa temporada

Para economizar, a dica é viajar durante a baixa temporada. O preço das passagens aéreas e da hospedagem caem nesse período, e ainda tem muita coisa para fazer em Aracaju.

Para quem gosta de tranquilidade, os meses de abril a junho e de agosto a novembro são os melhores períodos para conhecer Aracaju. Mas é importante saber que durante esses meses, você não encontrará estabelecimentos abertos até tarde e praias lotadas, no entanto, a economia vai ser muito maior.

O que fazer em uma viagem para Aracaju

Onde comer

Em Aracaju, o que não faltam são opções de restaurantes para fazer uma boa refeição. Para os fãs de frutos do mar, há muitos restaurantes que servem pratos como moquecas, camarões e sushis. Já para quem quer aproveitar para conhecer os pratos mais típicos, dá para provar a famosa buchada de bode, surubim na brasa e carne de sol com pirão de leite.

Na dúvida de onde comer na viagem? Confira alguns restaurantes que você precisa conhecer durante sua viagem para Aracaju!

  • Cariri

Cariri é um restaurante clássico em Aracaju! Muito conhecido pelo ambiente decorado e o cardápio com mais de 50 pratos, lá é o lugar ideal para provar a culinária regional. Durante a noite, espere encontrar forrozeiros para embalar o jantar e animar o pessoal, que até arrisca alguns passos de dança. Um verdadeiro mergulho na cultura nordestina!

Viagem para Aracaju

Avenida Santos Dumont, s/n, Passarela do Caranguejo, Atalaia, Aracaju – SE

Telefone: (79) 3243-1379

  • Mangará

O restaurante Mangará já é uma atração em Aracaju. A decoração é tipicamente nordestina e conta com artesanatos, esculturas de cangaceiros e bandeirinhas coloridas de festa junina. Os pratos também são típicos: buchada de bode, peixe, camarão e cordeiro. E ainda tem a sessão de doces para quem não resiste às delicias nordestinas.

Viagem para Aracaju

Avenida Beira Mar, 1024, 13 de Julho, Aracaju – SE

Telefone: (79) 3246-2874

  • Muratto Restaurante

Para os fãs de comida japonesa, o Muratto Restaurante é considerado pelos sergipanos como o melhor restaurante de Aracaju. Com um local mais requintado, eles tem muitas opções de pratos que vão desde sushis à carne vermelha – e risotos de dar água na boca! Além disso, o restaurante oferece todos os drinks famosos na capital feitos com vodka nacional por apenas R$ 10.

Viagem para Aracaju

Rua Dr Bezerra de Menezes, 102, Coroa do Meio, Aracaju – SE

Telefone: (79) 3255-2376

Onde fazer compras

Se você quer saber o que fazer em Aracaju, onde comprar com certeza é uma das suas dúvidas, certo? Gosta de comprar artesanatos e lembrancinhas durante uma viagem? Você estará no lugar certo! Além dos objetos da cultura regional, lá também dá para encontrar artigos de praia, caso tenha esquecido de levar algum. Para compras menos artesanais, uma volta nos shopping da cidade é o ideal.

Veja alguns centros de compra muito conhecidos na capital sergipana:

  • Centro de Arte e Cultura J. Inácio

Para os grandes fãs de souvenirs e artesanato, o Centro de Arte e Cultura J. Inácio é o lugar ideal para fazer suas compras. São muitas lojas vendendo objetos de decoração e ainda há as barraquinhas de comida típica para deixar o passeio ainda mais divertido.

  • Feira do Turista

Depois de passar pelo Centro de Arte e Cultura J. Inácio, você pode concluir suas compras na Feira do Turista, na Orla de Atalaia, que tem muitas opções de lojas. Lá, você encontra desde itens de vestuário à artesanatos em geral. Além disso, há também restaurantes variados.

Praias e passeios

Se tem uma coisa que todo mundo quer fazer em Aracaju é curtir as praias. E a capital sergipana tem um grande leque de opções para atrações turísticas. Além das praias, com um belo litoral, Aracaju tem orlas, ilhas, rios navegáveis e muito mais.

Viagem para Aracaju

  • Praias

As praias são as grandes atrações em Aracaju – e juntas elas somam 35 km. A mais conhecida é a praia de Atalaia, que fica na área urbana e tem a melhor infraestrutura com calçadão com estabelecimentos e áreas para praticar esportes em quadras poliesportivas. Já no meio das praias tranquilas e calmas, o destaque vai para a praia do Saco. E há também as praias com paisagens selvagens como o caso de Pirambu, o ponto das tartarugas marinhas.

  • Orla de Atalaia

A atração onipresente no roteiro do que fazer em Aracaju é a Orla de Atalaia! São seis quilômetros de extensão em uma das praias mais visitadas da capital. O ponto alto do passeio é a Passarela do Caranguejo, um calçadão com bares e restaurantes que é ideal para quem gosta de aproveitar a vida noturna. Para os passeios diurnos, dá para praticar esportes nas ciclovias, pistas de skate e cooper, quadras poliesportivas e campo de futebol.

  • Crôa do Goré e Ilha dos Namorados

A Ilha dos Namorados e a Crôa do Goré só aparecem na maré baixa e para chegar só através dos catamarãs que partem da orla Pôr do Sol tem duração de dez a quinze minutos. Para quem busca tranquilidade, as ilhas são os locais perfeitos: pouca estrutura e paisagens naturais preservadas.

Não esqueça o seguro viagem

Para fazer sua viagem para Aracaju em segurança, não deixe de contratar um seguro viagem nacional. Leitores do DPV tem direito à 10% de desconto na compra do seguro pelo nosso parceiro Seguros Promo, basta inserir o cupom DICAS10. Aproveite!

Gostou das nossas sugestões? Confira nossas dicas de viagem para outros lugares do Brasil e do mundo! Acesse nossos Guias de Viagem e escolha seu próximo destino 😉