Documentos eletrônicos agora serão aceitos em voos domésticos!

por Priscyla Fideles Compartilhe

Quem já está acostumado a fazer viagens de avião, sabe que a apresentação do documento de identificação é indispensável. Mas com o avanço da tecnologia, desde junho de 2018, os documentos eletrônicos passaram a ser aceitos em voos domésticos.

E se você ainda não sabe quais são e como tirar seus documentos digitais, a gente conta pra você.

Quais são os documentos eletrônicos aceitos?

Segundo o comunicado da ANAC, publicado no dia 1 de junho de 2018, serão aceitos pelas companhias aéreas os seguintes documentos:

  • Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e);
  • Documento Nacional de Identidade (DNI);
  • Título de Eleitor eletrônico.

Para obter qualquer um dos documentos acima em sua versão digital, é necessário seguir um processo. Todos eles contam com um aplicativo para o celular. Assim, fica bem mais fácil apresentar seus documentos na hora do embarque.

Como tirar a CNH digital?

documentos eletrônicos

Desde maio de 2017, as CNH’s têm sido expedidas com um QR Code. Se a sua não tiver o código, você pode solicitar a 2ª via, ou renovar o documento, caso esteja perto da data de vencimento. Se o condutor solicitar alterações nos dados da carteira, ela também será emitida com o código.

O primeiro passo para conseguir sua CNH digital é se cadastrar no site do DENATRAN, ler atentamente as instruções e se dirigir ao DETRAN ou CIRETRAN responsável pela sua cidade e completar o cadastro. Depois é só ativar o cadastro no site e usar o código enviado no seu email para fazer o primeiro login no aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Como tirar o seu título de eleitor eletrônico?

documentos eletrônicos

Em dezembro de 2017, a Justiça Eleitoral lançou o e-Título – um aplicativo onde você poderá acessar uma via digital do seu título de eleitor através do seu telefone celular. Através dele você terá acesso a informações como a zona eleitoral e a sua situação cadastral.

Caso já tenha feito o recadastramento biométrico, a versão digital do seu título já vai aparecer no celular com a sua foto. Dessa forma, você pode apresentar o documento pelo aplicativo e ele irá servir como um documento oficial para embarque.

Se não tiver feito o recadastramento, não tem problema, você pode preencher seus dados normalmente e baixar o documento no celular. A única diferença é que nesse caso, o documento será baixado sem foto e será necessário a apresentação de outro documento oficial com foto para embarcar (e pra votar também).

O que é o DNI?

documentos eletrônicos

O DNI nada mais é que Documento Nacional de Identidade. É um aplicativo lançado em maio de 2018 e que visa reunir alguns documentos importantes de identificação, como CPF e o Título de Eleitor. O app ainda está em fase de teste, mas já está sendo experimentado em algumas cidades, como Curitiba, por exemplo.

Para ter acesso ao DNI, você precisa ter registrado a sua biometria no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Feito isso, você deve baixar o aplicativo e fazer o pré cadastro. Aí é só ir ao ponto de atendimento mais próximo para validar os seus dados e pronto. Todos os seus documentos estarão disponíveis na telinha do seu celular.

Viu como é fácil?

Com seus documentos digitais em mãos, vai ficar ainda mais prático embarcar para a sua próxima viagem! Baixe já os aplicativos e dá uma conferida aqui na nossa listinha de destinos nacionais para conhecer antes de acabar 2018. Mas corre que o ano já tá quase no final!