Hostel: dicas para encontrar hospedagem boa e barata

O orçamento da sua viagem pode ser reduzido com a dica do post de hoje: os hostels ou albergues são hospedagens baratas que podem ajudá-lo a economizar. Nesse quesito, os hostels são os melhores amigos de quem deseja viajar muito gastando pouco. No entanto, existem algumas coisas que você precisa saber antes de escolher o lugar que dividirá com desconhecidos por alguns dias. Se deseja saber mais sobre o assunto, confira as dicas que separamos:

Como escolher um bom hostel

Como escolher um bom hostel

Localização: Saiba os locais que você quer conhecer e como chegar até eles, a localização é um dos pontos mais importantes da hospedagem. Fique atento aos meios de transportes disponíveis próximo ao hostel, pagar por um lugar distante por ser mais barato nem sempre compensa: você gastará muito tempo e dinheiro se deslocando. Outro fator relevante é a proximidade do local com outros estabelecimentos como farmácias, supermercados e restaurantes.

Quartos: Em hostels existe uma variação de tipos de quartos e tudo vai depender do quanto você tem no orçamento para gastar com sua hospedagem. Têm os quartos privativos com banheiros, quartos com poucas pessoas e quartos com trinta pessoas e banheiro coletivo. Outro ponto que você pode escolher é a disponibilidade de quartos masculinos, femininos e mistos.

Serviços: Se você estiver em dúvida entre dois hostels, uma boa dica é informar-se sobre os serviços oferecidos por cada um deles para ver qual melhor te atende. Alguns itens são muito importantes:

Lockers – para guardar coisas de valor como dinheiro, equipamento eletrônico, documento e etc, em um local que só você terá acesso. É recomendado o uso em quartos com muitas e poucas pessoas, pois todo cuidado é pouco e na maioria das vezes você não conhece a pessoa que estará hospedada com você.

Cozinha compartilhada e café da manhã gratuito – as duas coisas não dependem uma da outra.

Wifi gratuito.

um bom hostel

Recepção 24 horas – é importante conferir se você poderá fazer o check-in à qualquer hora ou se terá que planejar um horário para chegar ao local.

Depósito de bagagem – para deixar suas malas caso você precise realizar o check-out e ainda tenha lugares para visitar naquele dia. Após o passeio, é só passar no hostel para buscar.

Itens indispensáveis

Itens indispensáveis para um bom hostel

Toda viagem precisa de uma preparação antes, inclusive com a mala. Veja bem: sua bagagem para passar alguns dias em um hostel não é diferente. Existem alguns itens indispensáveis que podem facilitar sua vida e te ajudar a ficar mais tranquilo durante esses dias que você compartilhará com os outros:

Cadeado: alguns hostels têm os lockers para guardar objetos pessoas, no entanto, é importante preocupar-se também com sua mala inteira. Muitos lockers tem espaço apenas para itens mais valiosos e pode acontecer, muitas vezes, de serem fechados com cadeados. Por isso, é importante levar com você um número bom de cadeados para evitar imprevistos e manter sua bagagem sempre protegida.

Adaptador e extensor de tomada: com uma grande quantidade de pessoas no quarto, utilizar as tomadas pode ser um problema, por isso, além de lembrar do adaptador adequado para o país de destino, leve um extensor de tomada para que você possa usar para carregar seus aparelhos eletrônicos e dividir com seus colegas de quarto.

Máscara de dormir e protetor de ouvido: uma das desvantagens de dividir o quarto com muitas pessoas pode ser a luminosidade e o barulho excessivo. Usar uma máscara de dormir e protetor de ouvido pode ser a solução para esse problema.

Convivência

Convivência em um bom hostel

Em um espaço coletivo, alguns cuidados devem ser tomados para que todos tenham uma boa convivência. Nesses locais onde se misturam economia e socialização, é importante respeitar o próximo para que você seja igualmente respeitado, uma vez que será um encontro de idades, culturas e gêneros diferentes. Para tornar o ambiente mais agradável, confira algumas dicas de como manter uma boa convivência:

Barulho – evite fazer barulho após às 22h da noite. Em um hostel, a proposta principal é encontrar um local para dormir, por isso, a principal coisa para respeitar é o sono alheio. Caso você esteja com companhia, deixe para conversar do lado de fora do quarto, nas áreas comuns.
Organização – organize suas coisas e evite invadir o espaço de outras pessoas como colocar suas coisas em camas alheias. Lockers e gavetas de outras pessoas também não devem ser ocupados se você não deseja problemas.

Limpeza – mantenha o ambiente limpo, tanto o banheiro quanto às áreas comuns. Lave o que usar na cozinha compartilhada, jogue seus lixos fora e etc.

Vantagens e desvantagens

Vantagens e desvantagens em um bom hostel

Assim como todos os tipos de hospedagens possuem seus prós e contras, com o hostel não é diferente. Afinal, o lugar que você ficará durante suas férias é mais do que um lugar para dormir, não é mesmo? Ali, você viverá experiências com desconhecidos durante um período de tempo e, por isso, precisa saber se vale a pena ou não tomar essa decisão.

Pontos positivos de um hostel

Economia: Um dos fatores principais para a escolha dos hostels é a economia que ele traz. Em uma viagem, a hospedagem é um item que pesa o orçamento e quantos dias mais você for ficar, mais caro você pagará. Então, se você busca por economia durante sua estadia, a escolha do hostel é ideal.

Pessoas: Para quem viaja sozinho, a hospedagem em hostels pode ser ideal para conhecer pessoas e conseguir companhia para a viagem.

Pontos negativos de um hostel

Privacidade: Dependendo da sua escolha, você pode ficar em um quarto compartilhado com muitas outras pessoas e pode ser que tenha que abrir mão da sua privacidade. Dividir o quarto com desconhecidos pode deixá-lo suscetível a hábitos desagradáveis dos outros e ter que se adaptar à isso pode ser um problema para muitas pessoas.

Banheiro: Seja o banheiro no corredor ou no quarto, a probabilidade de você ter que dividi-lo com outra pessoa é altíssimo e para muitos isso pode ser um problema. A limpeza do banheiro e a higiene fica difícil de ser controlada quando é dividido com desconhecidos e tudo vai depender do que você consegue relevar ou não.

Gostou do nosso conteúdo? Siga nossa página no facebook e fique por dentro de todas as nossas dicas e novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *