Estrada Real: Por onde começar?

Se o seu sonho é fazer um mochilão e desbravar lugares por aí, saiba que é possível fazer isso sem sair do Brasil. É na maior rota turística do país que começará sua aventura. Passando por três grandes estados brasileiros: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a estrada real pode ser o destino da sua próxima viagem! Confira, a seguir, o guia que preparamos para você que deseja fazer um mochilão pela Estrada Real:

Os quatro caminhos

Estrada Real Os quatro caminhos

É possível encontrar na Estrada Real, com seus 1600 km de extensão, quatro caminhos diferentes para seguir: o caminho velho, o caminho novo, o caminho dos diamantes e o caminho sabarabuçu. As rotas, que foram abertas para transportar ouro e diamante no século XVII, podem ser percorridas de bicicleta, de carro, à cavalo e a pé. E, se você está se perguntando por onde começar, saiba que você pode iniciar sua aventura por onde desejar.

Caminho velho

Estrada Real Caminho velho

O caminho velho foi a primeira rota aberta pela Coroa Portuguesa e vai de Ouro Preto a Paraty. O caminho passa por Tiradentes, São João Del Rei e Caxambu antes de chegar ao destino final. Durante a trilha, atrações como uma volta na Maria Fumaça, cachoeiras, grutas, museus e grandes igrejas aguardam os viajantes.

Caminho novo

Estrada Real Caminho novo

Foi com a presença de assaltantes e contrabandistas no caminho velho, que a Coroa Portuguesa viu-se obrigada a abrir o caminho novo. É, inclusive, uma alternativa de mais rápido acesso ao caminho velho e passa por Lavras Novas, Juiz de Fora, Paraíba do Sul e Petrópolis. No caminho, você passará pela cachoeira arco íris e cachoeira do sossego, além de poder ver uma vista incrível do mirante do salto.

Caminho dos diamantes

Estrada Real Caminho dos diamantes

O caminho dos diamantes, que vai de diamantina à ouro preto, foi aberto quando as pedras preciosas começaram a chamar a atenção da Coroa Portuguesa. A via, que possui muitas belezas naturais, passa por Serro e Mariana e é repleta de igrejas e capelas para se conhecer pelo caminho.

Caminho do sabarabuçu

Estrada Real Caminho do sabarabuçu

O último caminho construído foi o sabarabuçu, quando viajantes avistaram brilhos no topo da Serra da Piedade e imaginaram ser ouro. Assim, construíram a via para que pudessem chegar até lá. A surpresa, no entanto, estava no que encontraram lá: minério de ferro. O caminho, que passa por Cocais, Caeté, Sabará e Glaura, tem museus e santuários para serem visitados e o turista ainda pode passar no festival da Jabuticaba em Sabará.

Escolhendo rota

Estrada Real Escolhendo rota

Com tantas opções, você pode escolher desde percorrer apenas um caminho como passar por todos eles. Seu roteiro pode incluir visitas a pontos turísticos, cidades históricas com igrejas centenárias ou apenas cachoeiras e parques, tudo vai depender do seu querer. Dentro do site do Instituto Estrada Real há a opção de montar sua própria rota com as ferramentas disponíveis para atrações, hospedagens e dicas de restaurantes. Depois de pronta, a rota pode ser compartilhada com os companheiros de viagem.

No entanto, caso você esteja procurando rotas pré definidas, você também pode encontrá-las no site. Com informações como o tamanho da rota e o nível de dificuldade, o Instituto Estrada Real oferece roteiros planilhados para você não precisar preocupar-se com isso.

Passaporte

Assim como destinos internacionais, a Estrada Real também conta com um passaporte. A solicitação é feita online no site do Instituto da Estrada Real e a retirada acontece nos pontos de troca e é preciso levar 1 quilo de alimento não perecível ou 1 peça de roupa para ser doado para a caridade. O documento, que é carimbado nos postos oficiais durante o trajeto, pode ser apresentado no final para que o viajante obtenha um certificado de participação. Para conseguir esse certificado final, no entanto, é necessário ter 10 carimbos no caminho dos diamantes, 08 carimbos no caminho novo, 14 carimbos no caminho velho e 4 carimbos no caminho do sabarabuçu.

O que fazer? – Pacotes de turismo

Se você está se perguntando o que fazer nos dias em que está na estrada real, saiba que opção é o que não falta! De visitas a igrejas centenárias à trekking, os pacotes de turismo são variados e agradam à todos os gostos. As atrações são encontradas no decorrer do caminho, nas cidades que são visitadas do ponto de partida até chegar ao destino final. Confira algumas dessas opções:

Cachoeiras

Cachoeiras

Para quem busca aventura na água, muitas cachoeiras podem ser encontradas nas vias da Estrada Real. Seja só para se refrescar ou para praticar esportes radicais, alguma cidade do seu roteiro com toda certeza proporcionará uma beleza incrível de uma queda d’agua natural. E para você que gosta de diversão na água, não deixe de conferir também outras cachoeiras para conhecer em 2017.

Trekking

Trekking

Duas cidades do roteiro da Estrada oferecem trekking para os visitantes que desejam se aventurar. No Circuito Trilha dos Inconfidentes, com 1.060 metros de altitude, no caminho velho, é possível praticar o esporte radical e juntar tranquilidade e adrenalina em um só lugar. Já em Araucária Ecoturismo, você encontra o quinto maior pico do Brasil com 2.791 metros para a prática de trekking.

Agroturismo

Agroturismo

Um bom passeio para adultos e crianças, o agroturismo oferece diversão e lazer. Neste pacote, você vivenciará a vida na fazenda, como fazer as comidas típicas, cuidar dos animais, colher os alimentos e muito mais. Além, é claro, de muita sombra fresca com paisagens lindas e riachos.

Centros históricos

Centros históricos

Brumadinho, Ouro Preto, Congonhas, Tiradentes, Mariana, São João Del Rei: todas essas cidades merecem sua visita! São locais reconhecidos em todo o mundo e que possuem uma influência histórica muito grande, com obras e monumentos de grande valor, e guardam registros de acontecimentos que marcaram a história do país. Por isso, não deixe de conferir as cidades históricas localizadas na Estrada Real durante sua viagem.

Gostou do nosso conteúdo? Siga nossa página no facebook e fique por dentro de todas as nossas dicas e novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Passagens 30% OFF confira
Ida e Volta
Somente Ida
De:
Para:
Ida:
Volta:
Passageiros:
Adultos
+ de 12 anos
Crianças
2 a 11 anos
Bebês
- de 24 meses