Dicas para fazer uma excelente viagem de ônibus

Para muitos, passar algumas horas dentro de um automóvel na estrada pode parecer uma eternidade. Apesar da modernidade já apresentada por algumas empresas, melhorando seus serviços para tornar mais agradáveis as viagens longas de seus passageiros, ainda pode ser cansativo e entediante o trajeto até o destino final. Incômodos como dores no corpo, fome, desidratação e cansaço, podem tornar a peregrinação ainda pior. No fim, tudo pode ser evitado com com organização e com boas dicas. Confira:

Informação e organização

Informação e organização

Informe-se bem antes da viagem de ônibus. Pesquise sobre os serviços oferecidos pela empresa contratada, o horário de partida do ônibus e o horário de chegada, o percurso que será realizado e o número de paradas feitas no decorrer do caminho. Lembre-se, também, de verificar o seu cartão de embarque e guardá-lo em um local de fácil acesso, juntamente com um documento com foto e a ficha de identificação. Não esqueça de organizar com antecedência a maneira como irá até a rodoviária e chegar até 1h antes.

Bagagens

Malas em grande quantidade ou peso dificultam sua locomoção. Lembre-se: você precisará carregá-las até o ônibus e depois, novamente, no momento de ir embora. Preparar uma mala de mão também é importante. Coloque nela seus objetos de valor: documentos, dinheiro, aparelhos eletrônicos, e tudo o que você poderá utilizar durante as horas da viagem. Não esqueça de fazer  o seu seguro viagem, acrescentando o seguro bagagem para evitar maiores eventualidades.

Paradas, movimentação e alimentação

Fique atento ao número de paradas, o horário das mesmas e suas durações. Aproveite as paradas para alongar o corpo. Ficar na mesma posição durante horas pode acarretar dores e mal estar, então, aproveite os minutos livres para respirar e se movimentar. Evite alimentos gordurosos e gaseificados e opte por alimentos mais leves e saudáveis. Não esqueça a garrafa de água para manter-se hidratado.

Imprevistos e conforto

Escolha o ônibus ideal para a sua viagem, preocupe-se com o tipo de banco e com os serviços oferecidos para os viajantes, tudo isso pode aumentar o seu conforto. Vista-se confortavelmente, com roupas frescas e sapatos confortáveis. Travesseiros de pescoço também podem ajudar a proporcionar um ambiente mais agradável. Lembre-se, também, de levar um casaco ou cobertor para utilizar caso sinta frio, uma vez que serão muitas horas com o ar condicionado ligado. Para prevenir imprevistos, leve consigo, na mala de mão, analgésicos de dor, caso sinta algum mal estar.

Conhecer pessoas

Aproveite o tempo livre para conhecer pessoas novas. Inicie uma conversa descontraída sobre o dia a dia e pronto: você terá uma companhia para o resto da sua viagem de ônibus. No começo pode ser desconfortável, o clima de conversa forçada pode incomodar, mas nada que uma pergunta simples como “de onde você é?” não resolva. Seja como for, não tenha vergonha, é possível que a pessoa ao seu lado deseje tanto conversar com alguém quanto você, afinal, ambos estão juntos na mesma situação, e, no fim, podem tornar-se bons amigos.

Livros, revistas e música

As horas de viagem, por vezes, podem ser entediantes, sendo assim, distrações são sempre bem-vindas. Leve revistas e livros para ajudar a passar o tempo. Se deseja ouvir música, não esqueça o fone de ouvido. Aproveite o momento para relaxar e descansar da correria do dia-a-dia e se preparar para chegar no seu destino final.

Netflix off-line

Outra opção de entretenimento para a sua viagem são as séries de TV. O serviço Netflix liberou para os usuários a opção off-line para aparelhos móveis, no qual permite que alguns conteúdos como filmes e séries sejam baixados para serem assistidos depois, sem fazer uso de rede WIFI ou a franquia 3G-4G. Para baixar, no entanto, é necessário fazer  uso da internet.

Fotografe sua viagem

Use sua lente como extensão dos seus olhos e suas recordações serão eternas. Durante um momento agradável como uma viagem, o olhar fica mais perceptível aos detalhes e a chance de você conseguir registros fotográficos incríveis é bem maior. Deste modo, não esqueça de levar sua câmera fotográfica ou celular. Aproveite a janela grande do ônibus de viagem para registrar as belas paisagens que encontrar pelo caminho e, caso queira, registre também os lugares legais em que o ônibus fizer paradas.

Viagem de ônibus com bebê e criança

Viagem de ônibus com bebê e criança

Documentação

Muitos pais se perguntam como tornar a viagem de ônibus tranquila e divertida para os filhos. Deve-se, claro, começar pelo principal: a documentação. Os documentos exigidos para que uma criança realize uma viagem de ônibus é diferente dos de um adulto. Os bebês sem carteira de identidade, precisam apresentar a certidão de nascimento e uma cópia autenticada, juntamente com um documento pessoal com foto dos pais. Já as crianças maiores de 12 anos, podem viajar sem os pais desde que apresentem documento e autorização judicial.

Alimentação

Para os bebês que não estão mais em processo de amamentação no peito, leve uma bagagem de mão com os itens necessários para preparar sua alimentação. Atente-se para as doses extras em caso de emergências ou atrasos, nunca se sabe o que pode acontecer e é bom estar sempre preparado. A mesma coisa deve ser levada em consideração para os itens de higiene como fraldas e roupas. Para crianças com idades maiores, leve o que  ela já estiver acostumada a comer para evitar mal estar, evite alimentos pesados e invista na água, pois mantê-los hidratados é a prioridade.

Distração

Tablets, jogos de celulares, jogos de cartas, livros de colorir e gibis são ótimas opções de distrações para as crianças durante uma viagem de ônibus. Mantê-los ocupados durante tantas horas é a maior preocupação dos pais, pois, desta forma, garantem uma viagem tranquila para os demais passageiros. Faça uma programação ideal para a idade da criança, pois assim a chance de conseguir deixá-los menos agitados é maior. Leve baterias extra para os aparelhos eletrônicos e cuidado com a luminosidade para não incomodar ninguém. É importante também utilizar fones de ouvido para que a criança possa ouvir música e sons de vídeos.

Atenção: Mantenha sempre em mãos um kit de emergência ao viajar com crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Passagens com até 30% off!
Aproveite!
Ida e Volta
Somente Ida
De:
Para:
Ida:
Volta:
Passageiros:
Adultos
+ de 12 anos
Crianças
2 a 11 anos
Bebês
- de 24 meses