Dicas para enfrentar a neve durante sua viagem

É o sonho de muita gente viajar para fora do Brasil, e, para muitos, a experiência só é completa quando há a oportunidade de ver a neve pela primeira vez. No entanto, muitos cuidados precisam ser tomados no momento que você escolhe um destino tão diferente do seu país de origem. Não basta abrir a mala e jogar as roupas que você usa no Brasil e ir embora; uma viagem como essa exige muita pesquisa e planejamento e é com isso que nós queremos te ajudar.

Neste post, você verá algumas dicas para enfrentar a neve durante uma viagem e o que você deve fazer antes e durante a mesma. Quer saber mais? Então é só prosseguir com a leitura!

1 – Saiba o quão frio está

Essa é a questão chave para quem está preparando sua mala de viagem para um destino frio: quão frio está? Você precisa, primeiramente, saber o que vai enfrentar ao chegar ao local para saber como se prevenir de algumas eventualidades que ora ou outra possam acontecer. Imagine, você não vai usar no Alasca as roupas que usa no inverno do Brasil, certo?

Do mesmo modo, você não usará as mesmas peças em um local que está 5 graus e um que está -5 graus. Por isso, antes de tudo, fique a par da situação climática do país para o qual você está a caminho, se há possibilidades de chuva, de nevascas, a velocidade dos ventos e etc. Assim, partimos para a dica 2: como arrumar sua mala de acordo com as necessidades do seu destino.

2 – Vista-se corretamente

Quem pretende visitar um lugar que faz frio, frio de verdade, com neve e temperaturas negativas, precisa saber se vestir corretamente. Isso porque manter a temperatura do corpo nesse momento é fundamental para garantir que a viagem seja finalizada com sucesso. A dica principal é utilizar a tática da cebola: utilizar camadas e mais camadas de roupas, priorizando as extremidades do corpo, local do corpo que mais sofre com as baixas temperaturas.

Por isso, lembre-se de proteger bem as mãos, pés e a cabeça. O uso das luvas e meias são indispensáveis para manter o corpo mais aquecido. Opte por luvas de couro que protegem do frio e da água e nos pés, vale até o uso de duas meias. Não esqueça dos sapatos adequados: bota de cano alto em um modelo confortável é a melhor pedida. Atenção especial para o solado também, o ideal é que eles não sejam lisos para evitar tombos na neve. Na cabeça e pescoço opte por toucas e cachecóis.

3 – Não leve tudo do Brasil

Não vá com a mala repleta de roupas de inverno do Brasil para o seu destino. É bem provável que os casacos e calças que você leve daqui não sejam o suficiente, por isso, deixe para comprar os itens indispensáveis durante a viagem. Além do custo ser menor, a chance de você não acertar na compra é mínima.

4 – Proteja-se do sol

Você sabia que os raios solares queimam mais quando você está exposto na neve do que na praia? Isso porque a areia reflete de 10 a 25% dos raios UVs enquanto a neve reflete cerca de 80% (fonte: superinteressante). Por isso é importante proteger-se bem contra os raios do sol em caso de neve durante a sua viagem. O uso de óculos de sol não é o recomendável, uma vez que não são suficientes para protegê-lo. O ideal é usar óculos de proteção para neve.

5 – Evite bebidas alcoólicas

O dito popular de que bebidas alcoólicas aquecem o corpo não passa de um mito. É muito pelo contrário, a bebida alcoólica pode causar até mesmo resfriado, por isso, evite-a. A bebida aumenta o diâmetro dos vasos sanguíneos e faz o sangue fluir mais facilmente, o que provoca uma perda de calor mais rápida e que em um primeiro momento pode causar uma sensação de aquecimento. No entanto, depois, essa aceleração da perda de calor pode causar até mesmo hipotermia. O ideal, para manter-se aquecido, é ficar em locais mais climatizados, muito bem agasalhado e ingerir alimentos e bebidas quentes como chá e chocolate quente.  

6 – Aqueça-se de tempo em tempo     

Manter-se aquecido será uma questão de necessidade durante sua viagem. Você não conseguirá ficar exposto ao frio por muito tempo e entrar em estabelecimentos com calefação será sua primeira opção para manter-se quente. É recomendado que de tempo em tempo você entre em hotéis, museus, restaurantes, lojas ou qualquer outro lugar antes de sair para enfrentar o frio novamente.

7 – Cuidados com a pele

Como dito anteriormente, a neve reflete 55% a mais de raios solares do que a areia. Então, se na praia usamos protetor solar, é uma obrigação usar também quando estamos expostos à neve. A hidratação é outro ponto crucial para quem não deseja sentir o incômodo da pele seca e dos lábios rachados. Aposte no hidratante labial e corporal sempre que possível. Inclua em seu roteiro visitas a farmácias locais que provavelmente terão produtos específicos para a pele extremamente seca nestes determinados locais.

8 – Viajar assegurado

Sair da sua rotina pode ser desgastante em muitos casos, para um local com condições climáticas tão diferentes pode ser ainda mais difícil. Por isso, procure viajar assegurado, assim, caso ocorra algum imprevisto, você terá atendimento médico de emergência ou urgência. Acesse o site Seguros Promo e utilize o cupom DICAS10 para conseguir 10% de desconto.

Um comentário em “Dicas para enfrentar a neve durante sua viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Passagens com até 30% off!
Aproveite!
Ida e Volta
Somente Ida
De:
Para:
Ida:
Volta:
Passageiros:
Adultos
+ de 12 anos
Crianças
2 a 11 anos
Bebês
- de 24 meses