O que é o ID Jovem?

O ID Jovem é um documento emitido pelo governo federal que permite que jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos tenham acesso a meia entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos. Além disso, os inscritos no programa têm direito a fazer viagens interestaduais de ônibus, trem ou embarcação gratuitamente ou com valores reduzidos. Ainda não sabia da novidade? A gente conta pra você!

Quem pode participar?

Para participar do programa é obrigatório estar dentro da faixa etária (15 a 29 anos) e comprovar renda familiar de até dois salários mínimos, além de estar cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), que faz o controle dos cidadãos de baixa renda no Brasil. Também é imprescindível que seus dados estejam atualizados nos últimos 24 meses.



Como é feito o ID Jovem?

Id Jovem
✏️Aplicativo
A identificação pode ser feita pelo app Id Jovem que deve ser baixado através do Apple Store ou Play Store. Basta fazer o download do aplicativo e inserir seus dados conforme preenchidos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Depois, basta gerar o cartão de identificação, que pode ser apresentado pela tela do celular junto com documento original com foto.
✏️Site
Através do site da Caixa Econômica Federal, também é possível gerar o cartão. O processo é semelhante ao do aplicativo. O jovem preenche os dados conforme o CadÚnico e após a validação e confirmação dos dados pelo Governo Federal o cartão é gerado e pode ser impresso em papel comum, a única exigência é que os dados pessoais e o QR Code estejam legíveis.

Como funciona o ID Jovem?

Como funciona o Id Jovem?

Para as viagens interestaduais de ônibus, trem e embarcações são reservadas para os inscritos no programa:
❗️2 vagas gratuitas
❗️2 vagas com 50% de desconto do valor total.

Para garantir sua vaga você deverá solicitar a reserva com até 3 horas de antecedência da viagem. Será necessário apresentar apenas seu Id jovem e documento original de identificação com foto.

Para show, eventos culturais e esportivos, você deve apresentar seu ID Jovem junto com documento de identificação com foto, tais como carteira de identidade, carteira de trabalho, entre outros.

O ID jovem precisa ser renovado todo mês, para que a Caixa Econômica Federal consiga fiscalizar se a pessoa continua dentro dos padrões exigidos para participar do programa. Caso alguma empresa ou evento se recuse a reconhecer a legitimidade do ID Jovem, procure o Procon.

Dúvidas Frequentes

🚩CadÚnico
Uma das dúvidas frequentes dos jovens que se inscrevem no programa está relacionada ao CadÚnico. Muitos cadastros podem estar desatualizados, se esse for o caso, é preciso se dirigir a prefeitura da sua cidade para atualizar os dados.

🚩Nis
Outra dúvida recorrente é sobre o NIS, que nada mais é do que o Número de Identificação Social, um dígito de 11 números que pode ser encontrado em cartões de programas sociais tais como o cartão Cidadão. Se você ainda não possui um NIS, será necessário comparecer a prefeitura da sua cidade para fazer o cadastro.

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui seu comentário. Se gostou do nosso conteúdo não deixe de seguir nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas dicas!!