É verdade, não é muito comum encontrar oportunidades de viajar de graça pelo mundo, mas sim, elas existem. É claro que, como nada é dado assim de mão beijada, se você quiser viajar por aí, vai ser preciso colocar a mão na massa de alguma forma. E que tal ajudar algumas pessoas no processo?

Vários lugares oferecem trabalho voluntário aos interessados em troca de alimentação e um lugar para dormir. São inúmeras opções. Você pode trabalhar no campo de alguma cidade, ajudando em pequenas fazendas ou próximo a uma comunidade carente, que precise de ajuda com educação ou saúde, por exemplo.

Além de ajudar pessoas ou causas, você viverá uma experiência inesquecível. Conhecer outro lugar, outras culturas, quem sabe até outra língua. Sem contar no quanto estará enriquecendo seu currículo.

1Em que posso ajudar?

Se você está pensando em fazer trabalho voluntário, deve estar pensando em qual área tem mais a ver com você. Confira as opções:

  • Causas ambientais: Se você gosta de animais ou é um amante da natureza, provavelmente vai se interessar por causas que lutam pela preservação e conservação do meio ambiente. O que inclui sua fauna e flora;
  • Defender causas sociais: Se você é o tipo de pessoa que está sempre tentando fazer a diferença, apoiar uma causa social é algo que provavelmente vai despertar seu interesse. Aqui, você pode ajudar a desenvolver projetos e atividades culturais e/ou educacionais para ajudar a população local;
  • Usar o esporte para ajudar as pessoas: O esporte também tem sua função social. E se você tem paixão por alguma modalidade, poderá ajudar crianças através das suas experiências.
  • Se apaixonar pela área da saúde: A experiência será no mínimo gratificante. Ajuda médica é definitivamente insubstituível, mas nada como levar um pouco de alegria ou até mesmo distração para crianças e adultos portadores de deficiências físicas e mentais.

É preciso estar atento, pois nem todo trabalho voluntário resulta em uma viagem de graça. Alguns lugares cobram os valores para que a pessoa possa se manter durante o período da viagem. Outras apenas diminuem os custos para os voluntários.

Também é preciso lembrar que existem pessoas de má índole, que usam esse tipo de acordo para encobrir golpes. Por isso, vamos dar algumas dicas de instituições confiáveis, onde você pode prestar o trabalho voluntário e pagar pouco ou nada por isso.

2Sudan Volunteer Programme

Educação

O programa consiste em ensinar inglês em um dos países mais pobres do mundo, o Sudão. As passagens aéreas devem ser custeadas pelos voluntários, mas todos os outros custos serão cobertos pelo programa.

Você também receberá um salário equivalente ao que recebe um professor local, além de todo apoio e orientação durante sua estadia. É possível conseguir vagas através de faculdades e escolas. Para mais informações, acesse o site: http://www.svp-uk.org/

3WWOOF (World Wide Opportunities on Organic Farms – Oportunidades Globais em Fazendas Orgânicas)

Através do site http://wwoof.net/, você escoolhe entre os 53 países disponíveis e combina com o anfitrião o período de sua estadia que pode variar de uma semana até um ano. Durante esse tempo você irá prestar trabalho voluntário na fazenda escolhida e em troca, terá direito a acomodação e alimentação.

4Turtle Teams

Praias de desova

A organização, dá nome a milhares de pequenos grupos espalhados ao redor do mundo que ajudam as tartarugas marinhas que correm risco de extinção. Os voluntários normalmente criam bases nas praias de desova.

Dependendendo da acomodação escolhida, os preços cobrados podem ser bem altos. Mas você também pode optar por opções mais simples e se tiver condições de arcar com os custos, todos os grupos, aceitam voluntários. No Brasil mesmo é possível encontrar alguns grupos.

Para mais informações: http://www.seaturtles.org/

5United Nations Volunteers

Catástrofes Naturais

O objetivo é ajudar comunidades afetadas por catástrofes naturais. Com o apoio da ONU, o programa recolhe profissionais específicos para ajuda médica, desenvolvimento econômico e ajuda emergencial.

Mas também são abertas algumas posições direcionadas a centenas de ONGs ligadas a ONU, que procuram voluntários para ajudar em campos menos específicos. Ficou interessado? Acesse o site https://www.unv.org/ para saber mais.

6Instituto Ekko Brasil

O instituto fica localizado em Florianópolis e tem como objetivo reunir voluntários para cuidar da parte nutricional e sanitária das lontras que vivem em cativeiro. Além disso, o voluntário também irá ajudar na manutenção do lugar, visitas escolares e com os visitantes em geral.

Infelizmente, o programa não oferece alojamento nem alimentação. Assim, o voluntário deverá arcar com os próprios custos. Para mais informações, consulte o site: http://ekkobrasil.org.br/

7Help Exchange

Ajudando pessoas

O site busca por pessoas que queiram fazer trabalho voluntário ao redor do mundo. Seja trabalhando em fazendas, escolas, projetos, construções de casas, jardins, centros comunitários ou até mesmo com tarefas mais simples, como levar as crianças de alguma família para a escola.

Para acessar os detalhes é preciso pagar uma pequena taxa de associação, mas o transporte e as acomodações ficam por conta do anfitrião. Para mais informações: http://www.helpx.net/

8Qual a importância de contratar um seguro viagem?

É importante saber que durante uma viagem desse tipo, é imprescindível a contratação de um seguro viagem. Os custos com despesas médicas no exterior são muito altos para visitantes e, mesmo no Brasil, seria arriscado viajar para outro estado sem a cobertura do seu plano de saúde. Imprevistos acontecem e é sempre melhor prevenir do que remediar.

Além disso, os preços para contratação do seguro nacional ou internacional, são bastante acessíveis – cerca de R$ 8,00 por dia para viagens internacionais e cerca de R$ 4,00 para viagens nacionais – e as vantagens oferecidas são muitas, entre elas:

  • Cobertura para despesas médicas e odontológicas;
  • Extravio de bagagem;
  • Assistência farmacêutica;
  • Seguro por morte acidental ou invalidez permanente.

Aqui no Seguros Promo, você encontra os melhores preços e tem profissionais qualificados à sua disposição. Siga nossa página no Facebook e fique por dentro de todo nosso conteúdo!