Como curtir o Carnaval com crianças?

A folia se aproxima e você está se perguntando como curtir o carnaval com a criançada? Pode ficar tranquilo! Preparamos um post perfeito para quem precisa de  dicas de como aproveitar o Carnaval com as crianças. Seja em casa ou na folia, você vai curtir tudo com muita diversão e segurança, além de sugestões de lugares perfeitos para a família toda aproveitar bastante neste feriado. Confira:

Carnaval com crianças em casa

Curtir o sossego de casa é uma das alternativas para o Carnaval. A data, que não precisa ser passada em branco, oferece inúmeras opções para os foliões que não precisam ficar na rua para encontrar diversão:

  • Adereços  

Com tintas, botões e glitters, você monta um ateliê para você e sua criança criarem lindas fantasias de carnaval. Adereços feito em casa garantem diversão por horas e agradam a criançada, que adora mexer com artes no geral, e dá vazão para a criatividade. Convidar amigos para participar desses momentos também é uma alternativa interessante, pois transforma a brincadeira em um verdadeiro baile de carnaval.

  • Folia na cozinha

A cozinha pode ser o palco de uma festa animada com alguns ingredientes e muita animação. Procurar receitas fáceis para a criança copiar na internet pode render um momento de muita interação entre você e os pequenos. Usar ingredientes coloridos é uma maneira de entrar no clima da festa.

  • Pinturas carnavalescas

Um programa que combina muito com com a época são as pinturas carnavalescas. De acordo com especialistas, a pintura só é recomendado para maiores de dois anos e a tinta precisa ser específica para não causar alergia e irritações. Outro cuidado que precisa de atenção é o contato da tintura com os olhos, principalmente em crianças pequenas que podem coçar o rosto e levar resquícios de tinta para os olhos. Por isso, cuidado com o uso desses materiais. É recomendado o uso de tintas feitas especialmente para crianças e que são aprovadas pela Anvisa e Inmetro.

carnaval com crianças

Carnaval com crianças na rua

Para quem optou por ir para os blocos infantis com as crianças já podem separar as fantasias e treinar as marchinhas de carnaval, porque a animação é garantida! Agora, é válido lembrar que alguns cuidados precisam ser tomados para a diversão da família não seja interrompida por nenhuma eventualidade.

  • Segurança

Os blocos de carnaval costumam ficar sempre lotados e uma das medidas de segurança é identificar a criança para o caso de você perdê-la em algum momento. Para identificação vale colocar pulseira, crachá ou etiqueta na roupa da criança contendo dados como nome, nome do responsável e telefone do mesmo. Não deixei de carregar o seu celular antes de sair de casa e facilitar o contato caso aconteça esse tipo de imprevisto. É importante explicar para a criança para que serve essa identificação e como ele deve proceder caso se encontre perdida em meio à multidão.

  • Alimentação e hidratação

Todo mundo sabe que calor e Carnaval andam juntos. Sendo assim, é importante cuidar da alimentação e hidratação, principalmente das crianças, durante as horas de sol no bloquinho. Esse é o ponto principal para curtir o Carnaval com crianças sem preocupações. O ideal é oferecê-los água à cada 20 minutos. A alimentação antes e durante a festa também precisa ser leve e saudável. Evite comprar alimentos em barraquinhas em que você não sabe a procedência da comida. Uma boa opção são frutas frescas e sanduíches naturais que podem ser levados em bolsinhas térmicas.

carnaval com crianças

  • Fantasias

Para muitos a fantasia é um item indispensável, no entanto, alguns procedimentos podem ser tomados para deixar a criançada mais confortável. Investir em roupas leves é a melhor opção para os pequenos curtirem. As fantasias mais incrementadas, com muitos apetrechos e adereços podem não ser a escolha ideal. Tecidos leves e arejados como o algodão auxiliam na transpiração e roupas claras evitam a sensação de calor. Acessórios pontiagudos ou pequenos devem ser evitados para crianças menores, pois podem colocar a criança em risco. Capas, calças e saias devem ser medidas para ficarem na altura da cintura para evitar tombos e escorregões.

carnaval com crianças

Outras alternativas

Para quem quer fugir da folia, mas também não quer ficar parado em casa, existem opções que agradam crianças e adultos e garantem um tempo juntos de muita diversão para a família. Pesquise o horário de funcionamento dos estabelecimentos durante o feriado e fique de olho nas programações especiais na sua cidade que podem agradar a criançada:

  • Clube

Muitos clubes possuem bailes de carnaval infantil e essa é uma boa pedida para quem não quer ficar no meio da multidão com as crianças. O local ainda tem a vantagem de amenizar o calor, uma vez que você e as crianças podem nadar nas piscinas para refrescar. A segurança, no entanto, deve ser requisito de atenção, principalmente porque podem acontecer casos de afogamento.  

  • Parque

Pesquise a existência de parques de diversão no momento do Carnaval na sua cidade. É uma boa alternativa para entreter a criançada e um programa para pais e filhos. Aproveite para passar um dia divertido na companhia das crianças sem precisar cair na folia, mas lembre-se de cuidar da alimentação e hidratação dos pequenos da mesma forma.

  • Cinema

Mesmo durante o Carnaval, a maioria dos cinemas abrem para exibição de filmes. O ideal é pesquisar anteriormente no site do local o horário de funcionamento e planejar o melhor horário para pegar um sessão com as crianças.
O que não falta é opção de curtir o Carnaval com crianças com muita tranquilidade e segurança, não é mesmo? Mas se você não planejou nada para esse Carnaval, que tal preparar uma viagem imperdível para o próximo ano? Confira destinos que vão agradar a garotada e aproveite para compartilhar com os amigos e, se tiver mais dicas de como aproveitar o Carnaval com crianças, comente aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Passagens com até 30% off!
Aproveite!
Ida e Volta
Somente Ida
De:
Para:
Ida:
Volta:
Passageiros:
Adultos
+ de 12 anos
Crianças
2 a 11 anos
Bebês
- de 24 meses