Brasil cultural: O mundo em um país

Quando o assunto é viagem, muita gente não abre mão de conhecer um novo destino internacional. Mas você já parou para pensar no mundo de opções que temos dentro do nosso próprio país? A composição étnica do nosso Brasil cultural é o que permite que você conheça novas raças, tradições e culturas sem sair do seu país de origem!

Com influências de Portugal, Holanda, Inglaterra, Suíça e outras, desde o período da colonização, algumas cidades brasileiras irão te deixar com a sensação de estar em outro país sem sair daqui! Então, se você está à procura dessa nova experiência, e deseja saber mais, é só continuar lendo.

Influências culturais

O território brasileiro foi palco de uma fusão de culturas desde o período colonial e foi durante esse tempo que a cultura brasileira começou a ser formada. Influências também foram feitas através da imigração e em outros casos, como o dos Estados Unidos, alguns hábitos foram passados indiretamente. Seja qual for o caso, toda interferência serviu para tornar nosso país o que é hoje. Confira, a seguir, as características de outros locais que você pode encontrar em algumas regiões do nosso Brasil cultural:

Sudeste

São Paulo

Bairro Liberdade – São Paulo

O bairro liberdade é um pedacinho do Japão na maior metrópole da América do Sul. Iniciado com a imigração dos japoneses e suas atividades comerciais, hoje o local é um dos mais visitados pontos turísticos de São Paulo e conta com a presença de muitos chineses e coreanos também. Aos domingos, a Feira da Liberdade ganha as ruas com a gastronomia típica, que atrai muitos visitantes.

Acontecem ainda festas temáticas durante o ano no bairro: em abril, acontece o Festival das Flores, que celebra o nascimento de Buda. Em julho, durante a comemoração de Tanabata Matsuri. o bairro fica decorado para o público pendurar papéis com seus desejos. A festa Toyo Matsuri, em dezembro, é uma celebração à cultura oriental e no último dia do ano, a festa Moti Tsuki é a comemoração de Ano Novo na cultura oriental.

Holambra – São Paulo

Holambra não lembra Holanda apenas no nome, mas na arquitetura e na floricultura também. Criada em 1991, por Holandeses, Holambra é a junção de Holanda, América e Brasil e recebe milhares de turistas todos os anos, principalmente quando acontece a Expoflora, a maior exposição de flores da América Latina. A gastronomia do local também é influenciada pela cultura holandesa e comidas típicas são servidas para os turistas durante o festival. Além disso, existem ainda pontos turísticos construídos por arquitetos holandeses como o Moinho Povos Unidos e o museu Histórico e Cultural.

Sul

Prudentópolis

Pomerode – Santa Catarina

Pomerode, em Santa Catarina, é considerada a cidade mais alemã do Brasil e ficou conhecida assim pela quantidade de imigrantes alemães que instalaram-se na cidade. Ainda hoje é grande o número de alemães que vivem em Pomerode e introduzem cada dia mais sua cultura na nossa. A cidade, que possui 28 mil habitantes, preserva tradições germânicas como corais que cantam músicas alemães, danças típicas e clubes de caça e tiro. Acontece ainda, anualmente, a celebração da Festa Pomerana, uma festa temática com bandas tradicionais, comidas típicas e danças regionais.

Prudentópolis – Paraná

Paraná é o estado brasileira com maior imigração ucraniana e com o maior número de hábitos culturais desse povo. E é em Prudentópolis que estima-se que 80% da população atual seja descendentes de ucranianos. Apesar da dificuldade de manter viva a cultura ucraniana após um século no Brasil, ainda hoje é possível ver muitas influências. As igrejas, grande atrativo da cidade, são todas no estilo ucraniano e chamam atenção pela arquitetura.

A gastronomia típica também é um fator que agrada muito os turistas que se aventuram pelos inúmeros pratos tradicionais servidos nos estabelecimentos. Anualmente, acontece ainda o festival Veréneke que é comemorado no mesmo dia do Dia da Bandeira Nacional da Ucrânia e que conta com atrações estrangeiras. Além disso, a cidade é beneficiada todos os anos com o movimento de intercâmbio para jovens com bolsas do governo ucraniano.

Nordeste

Olinda - Pernambuco

Olinda – Pernambuco

Olinda, antiga capital de Pernambuco, têm muita história para contar. Foi fundada em 1537 pelos portugueses, invadida pelos holandeses de 1630 a 1654 e resgatada pelos portugueses novamente mais tarde. Com paisagens lindas, Olinda é uma cidade colonial e aparece na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1982 . A arquitetura do século XVI-XIX é muito presente nas ruas e nos pontos turísticos como a Basílica e Mosteiro de São Bento.

A cidade é também muito conhecida pela festa temática de carnaval que tem duração de quatro dias e atrai foliões de todos os cantos do mundo. Quer conhecer as belezas de Olinda e ainda curtir essa grande festa? Não deixe de conferir a promoção de passagens para o carnaval no site do nosso parceiro Passagens Promo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Passagens 30% OFF confira
Ida e Volta
Somente Ida
De:
Para:
Ida:
Volta:
Passageiros:
Adultos
+ de 12 anos
Crianças
2 a 11 anos
Bebês
- de 24 meses