Bike no avião: Como despachar itens especiais

Está preparando sua viagem mas ainda não sabe como levar sua bike no avião? A gente explica pra você! Vamos dar dicas de como despachar sua bicicleta de forma segura e garantir sua tranquilidade durante toda a viagem.

Como levar sua bike no avião

Como levar sua bike no avião

O processo necessário para despachar sua bicicleta vai variar de acordo com as companhias aéreas. A Anac estabelece as dimensões de 292 cm nos voos para a América do Sul e 158 cm nos voos para a Europa ou América do Norte.

A Agência também determina que artigos esportivos em geral (prancha de surfe, bicicleta, etc), instrumentos musicais e outros tipos de bagagem especial deverão ser incluídos na franquia, da mesma forma que uma bagagem comum.

Confira as regras de cada companhia para levar sua bike no avião:

Latam

Segundo o site da companhia, sua bicicleta deve estar devidamente embalada, com os pneus esvaziados, sem pedais e com o guidão preso à lateral. Se a sua bicicleta for desmontável, as alças de transporte devem ser presas às laterais e os pedais devem ser retirados ou embalados.

Cartuchos pequenos (com até 50 ml) de gás não inflamável que contenham dióxido de carbono ou outro gás sem risco secundário podem ser transportados como bagagem de mão ou no compartimento de cargas em quantidade não superior a 4. As bicicletas de adultos e/ou de tamanho superior a 26 polegadas são consideradas de dimensões superiores.

A Latam é uma das companhias mais procuradas por quem quer levar a bike no avião, por ser a única que permite o despacho da bicicleta com plástico bolha.

Gol

A Gol exige a retirada dos pedais e do alinhamento do guidão com o quadro, a retirada da roda dianteira, que deve estar afixada ao quadro da bicicleta. E para a embalagem da bike, além das opções da mala-bike ou do bike-case, o ciclista pode colocar a bicicleta em uma caixa de papelão ou “embalagem de plástico resistente”.

Azul

Em seu site a companhia não deixa muito claro suas regras a respeito do transporte de bicicletas, a única informação deixada pela Azul é que é obrigatório o uso de case para despachar o objeto.

Avianca

A Avianca estabelece que são permitidas bicicletas de lazer ou corrida, com apenas um assento, sem motor e com guidões fixos e pedais soltos, devidamente embalados.

Restrições: Não serão aceitas embalagens danificadas, ou incapazes de resistir à manipulação dos elementos despachados. Além disso, também não serão aceitos equipamentos danificados.

O que fazer para proteger a bike no avião?

Muitas pessoas ficam apreensivas na hora de despachar a bagagem. Um medo completamente justificável, afinal imprevistos acontecem e em alguns caso, seus pertences podem levar a pior.

Por isso, quando despachamos algo de maior valor, como uma bicicleta por exemplo, é preciso redobrar os cuidados. E como falamos anteriormente, cada seguradora específica os cuidados mínimos para levar sua bike no avião. Mas é possível se prevenir usando outras dicas.

Desmontar a bicicleta

Desmontar  a bicicleta

Desmontar a bicicleta facilita principalmente na hora de embalar, mas também evita que seu equipamento seja barrado no momento do embarque. Por isso, retire a roda dianteira da bicicleta e a mesa que fixa o guidom.

Embalando a bike

Existem equipamentos específicos para levar sua bike no avião, como o bike-case e o mala-bike, mas nos dois casos é preciso desmontar a bicicleta quase que completamente.

Portanto, se a companhia permitir, você economizar seu tempo e uma grana utilizando uma caixa de papelão, dessas que vem as bicicletas novas, é possível encontrar em qualquer loja de artigos esportivos e abusar do plástico bolha, para evitar incidentes.

Leve impresso o regulamento da companhia para levar sua bike no avião

Uma dica importante é imprimir diretamente na página da companhia aérea a parte que se refere ao despacho de bicicletas, pois muitas vezes os funcionários do guichê não tem acesso a essa informação e podem alegar que não é permitido ou mesmo não saber as regras corretas para o despacho.

Qual a importância de contratar um seguro viagem?

Qual a importância de contratar um seguro viagem?

A contratação do seguro viagem é importante para qualquer tipo de viagem, tanto nacional quanto internacional. O custo do seguro é sempre muito pequeno se comparado ao tamanho da cobertura oferecida pelos planos.

Para quem vai levar a bike no avião é ainda mais importante, já que você pode contratar a cobertura adicional para bagagem especial. Dessa forma, caso aconteça qualquer coisa com sua bagagem, você terá a garantia de que será indenizado.

Nosso parceiro Seguros Promo indica os planos GTA 55 para viagens internacionais e Coris 10 para viagens nacionais. Não se esqueça de conversar com um dos atendentes para fazer a inclusão da cobertura de bagagem especial.

Use o nosso cupom DICAS10 e ganhe 10% de desconto na compra do seu seguro viagem.

E aí? Curtiu nossas dicas?

Agora que você já sabe como levar sua bike no avião não deixe de explorar 6 lugares para quem gosta de andar de bicicleta, uma lista preparada pela equipe do Dicas, especialmente pra você que adora pedalar.

Quer saber mais sobre bagagens especiais? Confira tudo o que você precisa saber no nosso texto!

Não deixe de seguir nossa página no Facebook, para ficar por dentro de todas as nossas dicas! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Passagens com até 30% off!
Aproveite!
Ida e Volta
Somente Ida
De:
Para:
Ida:
Volta:
Passageiros:
Adultos
+ de 12 anos
Crianças
2 a 11 anos
Bebês
- de 24 meses